História da Informatica.
Para quem teve ou tem, o pai ou mesmo o avô que mexeu com “computador” no século passado, aqui você ira encontrar um pouco da história sobre esse equipamento que hora se tornou a base da nossa existência... conheça mais sobre o COMPUTADOR.
O que vemos como computador super-moderno? Uma placa de vídeo com processamento absurdamente alto (acredite o absurdo de hoje, será o baixo no amanhã), refrigeradores a gás, que transforma dentro do computador numa geladeira (nunca alcançado pois os processadores do equipamento, seja lá a quantos chegarem trabalham no limite para o computador ser super), Hard Disk de quantidades titânicas (daria para guardar todos os livros publicados durante a história escrita da humanidade) e é claro uma conecção direta com um servidor e muito mais.
Com toda certeza alguns Nerds dariam atualmente o nome de cada componente que é linha hoje. Só que um dia essas maravilhas foram mecânicas! Funcionavam tão bem quanto abrir e fechar de uma porta.
Complexas, estranhas e inovadoras eles foram menos do que uma maquina de calcular, com engrenagens mecânicas semelhantes a um contador de um carro, a primeira auto (antes dessa houve a régua de calculo e o velho ábaco) criada por Blaise Pascal ( autor da frase “O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece”), a Pascaline somava e subtraia por volta de 1642-47. Essa maravilha da tecnologia recebeu um upgrade em 1971-73 nas mãos Gottfried von Leibniz (Ele concluiu que, se Deus é onipotente e onisciente, o mundo que ele criou deve ser “o melhor dos mundos possíveis”) e passou a multiplicar e dividir.
Mas foi só em 1944 que estava mais do que pronto o MARK I, um computador enorme, cheio de válvulas (tecnologia de ponta na época), luzes e reles, quente e em ambiente fechado. Esse “brinquedo” era um lugar atrativo para insetos que “ajudavam” a esquentar e queimar as válvulas travando esse incrível e inovador computador. Então os técnicos tinham que tirar os insetos das válvulas e troca-las.
Entenda, o software (a parte do computador que hoje você só pode xingar, quando trava ou da bug), era físico como o hardware (a parte do computador que hoje você soca e chuta), e quando travava, literalmente o técnico tinha que achar por exemplo que válvula havia queimado e substituí-la e se fosse um maldito inseto que tivesse torrado junto com a válvula, sumir com o infeliz. Isso acontecia com tanta frequência que “bug” é um termo usado para quando há um problema com o software até os dias de hoje.
Alguns dados do MARK I:
2,5 m de altura * 18 m de comprimento
30 ton * 750.000 partes * + de 700 Km de cabos.
![]() |
MARK I |
![]() |
MARK I |
Então a tecnologia começou a avançar e MARK I, ganhou um tipo de UPDATE, se tornando mais rápido, mais leve e com menos válvulas. Nasce então o ENIAC.
![]() |
ENIAC |
![]() |
ENIAC |
Os Megacomputadores, MARK I, ENIAC, EDSAC, EDVAC e UNIVAC foram ponta até o sim dos anos 50. Daí inventou o transistor, em meados dos anos 60. A Inovação diminuiu os computadores de peso, o tamanho e também o consumo de energia. Agora a humanidade começava a correr mais rápido quanto a processamento de dados, o mundo começa a ter acesso aos computadores . Maior controle da folha de pagamento, reserva de voo em tempo real, controle de inventario de produção ... o progresso da tecnologia.
E então surgiu o circuito integrado... Transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados em um único chip – uma pastilha de silício, e cada vez mais fica menor.
Hoje vivemos a inovação da nanotecnologia, microchips microscópicos, precisão e perfeição, os computadores que um dia só cabiam em galpão altamente refrigerado, pesavam toneladas, hoje já são do tamanho de uma cabeça de alfinete!
Futuramente nossa interação com os computadores se dará diretamente com nosso cérebro. Essa afirmação não é absurda!
Através da Wikipedia siga e saiba muito mais.
E a história continua, só nos falta discernir o que é avanço do computador, já que hoje em dia nosso modo de vida, nossa evolução e quase tudo o que fazemos dependem dessa incrível invenção. E igual a nós, é complexa, inovadora e esta além de toda a criação.
Eduardo David Campopiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário